Logo com a escrita Willes
Imagem do post O Valor Do Trabalho Voluntário Na Igreja

O Valor Do Trabalho Voluntário Na Igreja

Pr. Willes J. Silva3 min. de leitura

“As cidades que vocês darão aos levitas devem ser da herança dos filhos de Israel. Se a tribo for numerosa, dará muitas cidades; se a tribo for pequena, dará poucas cidades; cada tribo dará das suas cidades aos levitas, na proporção da herança que lhe couber” Números 35:8

O capítulo 1 tratou a questão das funções dos levitas relacionada ao culto de Israel. O foco da vida desses homens era fazer com que o culto a Deus acontecesse sem problemas e de forma correta. Porém, Diferente dos sacerdotes que viviam somente de partes das ofertas trazidas para o tabernáculo e mais tarde para o templo, os levitas serviam a Deus nas atividades religiosas e, ao mesmo tempo, se ocupavam em cuidar de rebanhos para a provisão familiar.

Não temos mais tabernáculo e nem templo, por isso não existe a função de levita nos nossos dias, mas encontramos muitos que devido ao dom (ou dons) que receberam, servem ao Senhor no dia a dia da igreja, mesmo não deixando de ter seus empregos para conseguirem o sustento. Esses são a maioria dos trabalhadores das igrejas. Sem eles, grande parte de tudo aquilo que se faz relacionado ao Reino, dentro e fora da igreja, não seria possível.

O trabalhador voluntário de uma igreja é aquele que entende que recebeu pela graça do Senhor uma capacitação especial para realizar tarefas vitais para o serviço de culto, pregação do evangelho e edificação da igreja. É aquele que faz sem buscar algum tipo de benefício pessoal, e o seu maior interesse é o bem-estar da comunidade religiosa. Seu coração está nisso. Sente alegria quando pode servir ao outro e ver a satisfação do irmão. São homens e mulheres usados por Deus para representar visualmente o conceito de humildade e de considerar o outro superior a si mesmo tal como disse Paulo em Filipenses 2.3: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

O voluntário não está atrás de honrarias e prestígio. O seu maior prêmio é agradar a Deus e ver o seu próximo sendo atendido em suas necessidades físicas e espirituais. Ele demonstra na vida os dois grandes mandamentos ensinados por Jesus que é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:37-40).

Enquanto ele serve experimenta crescimento espiritual através da prática, e aprofunda a sua compreensão acerca dos valores reino. Obediência e serviço são didáticos na vida do crente. São dois recursos importantes para o crescimento no conhecimento de Cristo. O voluntário sabe que isso é verdade.

A igreja não pode prescindir do trabalho do voluntário. Nenhum líder daria conta sozinho de todas as exigências de uma congregação se não fosse o trabalho dedicado desses irmãos. A eles a nossa gratidão!

Compartilhe esse post:
    Foto de perfil do Willes
    Pr. Willes J. Silva

    Willes José da Silva, nascido em 18 de Outubro de 1962, é licenciado em Matemática e possui bacharelado em Música Sacra e Teologia, bem como Mestrado em Ministério. Com vasta experiência ministerial, pastoreia a Igreja Batista em Nova Suíça, situada na cidade de Nova Friburgo - RJ.