Os Dois Maiores Acontecimentos da História
“ e lhes disseram: Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” Atos 1.11
Por mais que a sociedade pós-cristã tente apagar, o primeiro grande fato da história foi o nascimento de Jesus e, ligado a isso, a sua morte na cruz. As abreviações que servem até hoje para marcar os períodos históricos a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de cristo), tentaram substituir por a.e.c (antes da era comum) e d.e.c. (depois da era comum). Com isso, buscavam afastar da mente das pessoas a existência de um Cristo histórico e a possibilidade de crerem nEle. Mas essa realidade não pode ser extinguida tão facilmente. Ela resiste ao tempo, às tentativas ideológicos e aos ataques do inimigo de Deus e dos crentes. Jesus nasceu, o que nos leva a crer que viveu nessa terra como homem. Esses fatos sustentam a sua obra salvífica na cruz, bem como a sua ressurreição.
Certa vez o grande pregador batista Billy Graham disse: “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua, foi Deus descer e pisar na terra”. De fato, há mais dúvidas em relação ao que aconteceu em 1969 do que em relação ao que aconteceu a mais de 2000 anos atrás. Porém, o mais importante é considerar os efeitos desses acontecimentos para a humanidade. A chegada do homem à lua foi um evento que trouxe muitos benefícios, além da conquista em si. Mas nada comparado ao fato de Deus se fazer homem, habitar entre nós, entregar sua vida em sacrifício pelos pecados dos homens e ressuscitar de forma vitoriosa. Esses acontecimentos trouxeram benefícios que perduraram por toda a eternidade.
O outro fato marcante da história acontecerá num futuro, que se espera que seja próximo. O Jesus que foi morto e ressuscitou um dia voltará. Esse evento trará o fim da história da humanidade e marcará o início de uma nova fase em que os salvos em Cristo poderão gozar das alegrias celestes para sempre.
A volta de Jesus será grandiosa. O seu nascimento aconteceu de maneira discreta, num lugar improvável. Embora anjos o tenham anunciado, isso foi para poucos. Porém, o momento do Seu retorno será visto por todos de maneira milagrosa. A Bíblia ensina que até os que estiverem mortos ressuscitaram para presenciar esse grande acontecimento da história. Todos verão, mas nem todos se alegrarão. Os que creram em Jesus como único salvador, verão as suas expectativas sendo realizadas. Mas aqueles que escolheram afastar Cristo de suas vidas, serão afastados dEle e terão que suportar o sofrimento eterno que está preparado.
A grande pergunta é: em qual grupo você estará? No grupo dos que se alegrarão com a volta de Jesus ou dos que se lamentarão? Quem sabe seja necessário que você tome a decisão de receber a Jesus como Salvador e de segui-lo até o fim da vida. Faça isso hoje!