Logo com a escrita Willes
Imagem do post Do Senhor Vem A Orientação Sábia

Do Senhor Vem A Orientação Sábia

Pr. Willes J. Silva4 min. de leitura

Qualquer filha que possuir alguma herança das tribos dos filhos de Israel deverá casar com alguém da família da tribo de seu pai, para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais” Números 36:8

Zelofeade foi um homem que morreu durante os 40 anos de peregrinação dos hebreus no deserto. Ele se juntou a Corá na rebelião contra a liderança de Moisés e Arão. Essa rebelião foi, antes de tudo, contra Deus, pois foi Ele que havia colocado esses homens na posição que ocupavam. Devido a esse pecado Corá e as pessoas que o acompanharam foram mortos pelo Senhor, incluindo Zelofeade. Este episódio é narrado em Números 16.1-35.

Zelofeade não teve filhos, somente filhas. Os nomes delas eram Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Essas meninas cresceram e agora se encontravam nas campinas de Moabe, prestes a entrar em Canaã, a terra prometida. A elas havia sido assegurado o direito de herança que cabia a Zelofeade (Números 27), mas havia um problema que foi trazido neste capítulo pelos homens da tribo de Manassés: se elas se casassem com homens de outras tribos, o quinhão de terra delas deixaria de pertencer à tribo de Manassés. Moisés consultou ao Senhor que emitiu uma lei para que no caso de herdeiras, elas deveriam se casar com homens da mesma tribo, assim preservando o direito daquela tribo à parte da terra que lhe caberia.

Moisés termina essa última parte da vida dele de 40 anos (40 anos no palácio do Faraó, 40 anos em Midiã como pastor e 40 anos conduzindo o povo no deserto. Agora ele já se encontrava com 120 anos), tratando de um assunto que era importante para garantia dos direitos das tribos. Assim ele encerrou os mandamentos e juízos que vinham da parte de Deus para o povo: “São estes os mandamentos e os juízos que o Senhor, por meio de Moisés, ordenou aos filhos de Israel nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó” Números 36:13.

Mesmo com uma vasta experiência, se apressou em buscar ao Senhor para receber dele o mandamento que seria dado ao seu povo: “Então Moisés deu ordem aos filhos de Israel, segundo o mandado do Senhor, dizendo: A tribo dos filhos de José está pedindo o que é justo” Números 36:5.

Muitas vezes chegam até nós algumas questões que precisam de respostas. Podem ser simples ou complexas como a que vemos neste capítulo de números. De qualquer forma elas precisam de orientação sábia.

Moisés era um homem temente a Deus e O buscava continuamente. Devido a isso, a sua forma de pensar estava em sintonia com os princípios e valores de Deus para os homens. Assim, ele pôde fazer inicialmente uma avaliação correta do que estava sendo solicitado pelos homens da tribo de Manassés (“A tribo dos filhos de José está pedindo o que é justo” Números 36:5b).

Não é incomum termos uma percepção distorcida das situações que nos aparecem devido à poluição que o mundo traz às nossas mentes. Não conseguimos fazer uma leitura correta das circunstâncias e, consequentemente, temos prejudicada a nossa avaliação.

A poluição do mundo é tudo aquilo que é contrário à vontade de Deus. São princípios e valores que desorientam as pessoas e as levam, costumeiramente, a agirem de forma incorreta. Devido a esse tipo de influência, Deus não nos deixou sozinhos e confusos. Ele deu-nos as Escrituras, a Bíblia, para que, como bússola, nos mostrasse o norte da sua vontade. Ela é a melhor escolha para as decisões da vida.               

Aqueles que conseguem discernir a vontade do Senhor para os acontecimentos do dia a dia, devem servir de porta-vozes de Deus, tal qual Moisés, para que outros também se orientem. Busque ao Senhor em oração e através de um estudo sério da Sua Palavra. Isso traz sabedoria. Você tem feito isso?

Compartilhe esse post:
    Foto de perfil do Willes
    Pr. Willes J. Silva

    Willes José da Silva, nascido em 18 de Outubro de 1962, é licenciado em Matemática e possui bacharelado em Música Sacra e Teologia, bem como Mestrado em Ministério. Com vasta experiência ministerial, pastoreia a Igreja Batista em Nova Suíça, situada na cidade de Nova Friburgo - RJ.